Cursos a distância: como funcionam? São confiáveis?

Os cursos a distância, também conhecidos como EAD, estão conquistando cada dia mais adeptos, devido às possibilidades de flexibilização de horários, adaptação e variedade de modalidades. 

Além de ser uma modalidade de ensino prática, os alunos podem ver as aulas onde quiserem, permitindo adaptação na rotina diária. 

Quer saber mais? Veja aqui!

cursos a distância

Quer encontrar um curso que tenha a ver com você? Acesse https://vaidebolsa.com.br/ e escolha o seu.

Cursos a distância

O modelo de ensino a distância chegou para ficar! Pois, com o constante avanço da internet, os alunos têm acesso a um maior compartilhamento de informações e facilidade na comunicação. 

E, por conta desses aspectos, hoje existem vários cursos que são disponibilizados na modalidade EAD. 

Antigamente esses cursos eram baseados em correspondência, ou seja, via Correios. 

Atualmente, os cursos a distância estão dominando o mercado, e a expectativa é que a busca por essa modalidade cresça ainda mais. 

Segundo um panorama geral dos cursos superiores realizado pelo ABMES, cerca de 44% dos alunos entrevistados disseram preferir o EAD. 

Com base nesses dados, é possível afirmar que os cursos a distância estão ganhando cada dia mais credibilidade no mercado. 

Ele é mais popular entre os estudantes que desejam ingressar em um curso, mas não conseguem um tempo em seu cotidiano para participar das aulas presenciais. 

Portanto, se você busca ingressar em um curso de nível superior EAD, conhecer sobre essa modalidade é o primeiro passo!

O que é uma faculdade a distância?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível concluir um curso, incluindo o superior, de maneira totalmente online! 

Basicamente, essa comodidade é oferecida nas principais faculdades EAD.

Os cursos a distância são uma modalidade de ensino reconhecida pelo MEC. Portanto, dependendo da instituição que você ingressar, seu diploma será válido e você poderá atuar na área que seguiu especialização. 

Ainda, ao ingressar em um curso EAD, os estudantes podem concluir seus estudos e desenvolver seu conhecimento na área pela internet. 

Vale ressaltar que existe a modalidade semipresencial, onde o estudante faz algumas aulas online e, em outros dias, deve ir presencialmente até a instituição. Mas a frequência, nesses casos, será bem menor do que os modelos presenciais. 

E, assim como os modelos tradicionais, os estudantes também podem ingressar nos cursos a distância através da prestação de vestibular, como o ENEM. Além disso, ele é encontrado com o financiamento estudantil e bolsa de estudos. 

cursos a distância

Por que fazer um curso EAD?

Grande parte dos vestibulandos se perguntam por que realizar cursos a distância. Atualmente, essa é uma das principais modalidades de ensino, além de contar com várias vantagens e desvantagens, assim como os demais modelos. 

Portanto, caso tenha interesse em realizar um curso EAD mas está em dúvida se vale a pena ou não, veja as suas principais vantagens:

  • Quando comparado a modalidade de ensino presencial, a mensalidade dos cursos a distância é bem menor;
  • Mesmo que não estejam presentes no mesmo local, os alunos ainda têm uma convivência entre si;
  • Os alunos têm uma maior flexibilidade para realizar seus estudos;
  • É uma ótima oportunidade para quem é ou quer se tornar mais familiarizado com a internet;
  • Os estudantes têm uma maior otimização de seu tempo, além de evitar gastos com deslocamento;
  • Ao longo do curso, os alunos desenvolvem habilidades, como a disciplina e organização;
  • A modalidade EAD oferece maior acessibilidade aos alunos. 

Como são realizadas as avaliações dos cursos EAD?

As avaliações da modalidade EAD são realizadas de maneiras distintas. 

A primeira delas é a online, ou seja, os alunos a desenvolvem no computador e entregam para que o professor faça a correção. E, apesar desta modalidade ser a mais comum, ela não é a única. 

Além disso, existem as avaliações que são aplicadas presencialmente, mesmo que o curso seja 100% online. Por outro lado, essas provas são aplicadas no final do ano letivo, principalmente para avaliar o desempenho dos educandos ao longo do semestre. 

A frequência com que essas avaliações são aplicadas também se distinguem. Mas a mais comum é a online.

Quais são as modalidades dos cursos EAD?

Dependendo da instituição de ensino que você escolher, existem duas modalidades de cursos a distância que encontrará. Resumidamente, veja as principais características de cada uma delas:

100% Online 

O modelo 100% online é o mais comum na modalidade EAD. Nesse caso, dependendo da instituição, os alunos devem ir duas vezes no final do semestre para realizar provas e verificar o seu desempenho. 

Nessa modalidade, os alunos participam de aulas 100% digitais, além de contar com o auxílio de um tutor. Vale ressaltar que o suporte virtual é contínuo, ou seja, você nunca ficará sozinho e poderá tirar suas dúvidas no momento que preferir!

Semipresencial

Para quem não quer abrir mão do conhecimento físico, mas ainda sim precisa da praticidade que o modelo EAD oferece, os cursos na modalidade semipresencial são indicados. 

Os alunos que ingressarem em um curso semipresencial podem ir até o campus quando necessário. Além disso, eles têm acesso aos laboratórios do local para o desenvolvimento de atividades práticas. 

Dependendo da instituição, os alunos devem ir até as aulas presenciais uma ou três vezes na semana. 

Cursos a distância: como funcionam? São confiáveis?